flores da primavera

flores da primavera

domingo, 18 de agosto de 2013

Como Cultivar a Flor da Fortuna


Kalanchoe ou Flor da Fortuna


Nome científico: Kalanchöe blossfeldiana

Família: Crassuláceas

Origem: África e Madagascar

Características: Planta suculenta, também conhecida como "gordinha" em virtude de suas folhas carnudas. Planta rústica que produz abundante floração, com as pequenas flores agrupadas em buquês, nas cores rosa, laranja, amarela e vermelha, dependendo da variedade. Ideal para formar maciços e bordaduras nos jardins, mas também dá ótimos resultados em vasos e floreiras. É uma planta que precisa de muita luminosidade. Quando adulta, alcança até 30 cm de altura.

Época de floração: entre o final do outono e início da primavera.

Reprodução: Para obter novas plantas a partir de um vaso de kalanchoe, é só usar os brotos que surgem nas bordas das folhas adultas.

Solo: O ideal é o solo solto, poroso, drenado e rico em matéria orgânica. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.

Cultivo: O clima adequado para o cultivo é o quente e úmido. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas no inverno devem ser espaçadas, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes. Para que o kalanchoe cresça forte e produza folhas com um leve tom avermelhado, devemos tentar reproduzir as condições de seu ambiente de origem, ou seja, colocar o vaso onde possa receber sol e vento.

Adubação: Para estimular a floração, recomenda-se uma adubação anual com farinha de osso, torta de mamona e um fertilizante de fórmula NPK, com porcentagem maior em P (fósforo), todos podem ser encontrados em lojas de produtos para jardinagem e gardens centers.

Podas: A planta não exige podas complicadas, mas para manter o visual decorativo, retire as hastes à medida que as flores vão murchando.

Cuidados: É uma planta razoavelmente rústica e se as suas necessidades básicas forem atendidas, dificilmente surgirão problemas como ataque de pragas ou doenças.

Dicas: Mesmo não estando florido, o kalanchoe é de grande valor ornamental, pois não suas folhas permanecem bonitas durante todo o ano e, recebendo boas doses de luz solar direta, adquirem um tom avermelhado, criando um efeito interessante em jardins ou floreiras.

Obs.: Plantas suculentas são aquelas que armazenam água em suas hastes ou folhas. O formato das folhas dessas plantas variam bastante: existem suculentas com folhas grossas e carnudas (ex: Cotyledon undulata e Crassula arborescens) e também as de folhas finas estreitas, como as da Euphorbia milli, popularmente conhecida como coroa-de-cristo.

Lenda da Flor-da-Fortuna

Há muitos anos atrás, perto da Índia, havia uma garota chamada Shankara que morava com os seus pais, num sítio, onde guardavam moedas de ouro espalhadas, dentro dos vasos e dos objetos de decoração da casa.
Um certo dia, os pais da menina estavam trabalhando na roça. Quando ladrões, ao saberem da estória do tesouro, invadiram as terras e mataram o casal. Shankara viu tudo pela janela e rezou para que não fosse morta. Então um anjo surgiu e escondeu a menina dentro do lustre do teto. Depois a criatura angelical transformou as moedas de ouro em uma planta exótica. Após alguns segundos os bandidos entraram na residência e reviraram o local em busca do tal tesouro. Mas depois de muitas horas, os marginais saíram frustrados de mãos abanando.
Desta maneira o anjo apareceu, novamente, tirou a criança do esconderijo e disse-lhe:
- Você nunca será roubada, pois quando um bandido aproximar-se de você, as moedas de ouro se transformarão numa planta chamada Flor-da-Fortuna.
A partir daquele momento Shankara viveu em oração sempre fazendo caridade aos mais pobres. O tempo passou, esta jovem envelheceu, faleceu e foi enterrada num cemitério. Alguns dias depois uma planta, com flores perfumadas, começou a nascer de dentro do seu caixão e foi batizada de Flor-da-Fortuna.
Reza a lenda que a casa de Shankara ainda existe e que as flores, de dentro de sua residência, viram moedas de ouro depois da meia-noite.
Simpatias Para Fazer Com a Flor-da-Fortuna:
A planta Flor-da-Fortuna possui muitas simpatias, leremos algumas abaixo:
- Para Ganhar Mais Dinheiro:
Compre um vaso de Planta-da-Fortuna com as flores amarelas e coloque em cima do local onde você guarda dinheiro. Então coloque moedas dentro do vaso e uma nota de qualquer valor embaixo da mesma jarra.
- Para Casar Com um Marido Rico:
Arranje um vaso de Planta-da-Fortuna com as flores vermelhas. Depois pegue pétalas destas flores coloque dentro de uma peça íntima e amarre com uma nota de dinheiro.


19 comentários:

  1. Estou começando a cultivar agora. Estou amando são lindas .

    ResponderExcluir
  2. Estou começando a cultivar agora. Estou amando são lindas .

    ResponderExcluir
  3. Estou começando a cultivar agora. Estou amando são lindas .

    ResponderExcluir
  4. Gosto desse tipo de planta, pena que nunca consigo cultiva-las.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Estou cultivando e amando minhas princesas

    ResponderExcluir
  7. Estou cultivando e amando minhas princesas

    ResponderExcluir
  8. Esse tipo de kalanchoe não dá mudas nas bordas. Gostaria de saber se há outros meios de fazer mudas, já que replantando galhos resulta em plantas muito pequenas.

    ResponderExcluir
  9. eu gostaria muito de uma muda de da kalachoe martizada

    ResponderExcluir
  10. Gustavo, gostaria que vc visse uma foto no que a minha kalachoe de flor rosa se transformou. nao achei foto na internet similar. talvez seja outra especie. vc tem instagran?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cléia esse é meu zap 091 992479396 keru fazer mudas dessa minha mas n sei como

      Excluir
  11. Tenho aqui em casa... elas ficavam diretamente expostas ao sol.. . Estavam lindas. Daí coloquei na sombra, Pois achei o sol quente demais... aí elas perderam todas as flores e as folhas estão todas amarelas. Acho q está morrendo

    ResponderExcluir
  12. Tenho aqui em casa... elas ficavam diretamente expostas ao sol.. . Estavam lindas. Daí coloquei na sombra, Pois achei o sol quente demais... aí elas perderam todas as flores e as folhas estão todas amarelas. Acho q está morrendo

    ResponderExcluir
  13. Comprei várias de cores diferentes, espero que continue lindas!

    ResponderExcluir
  14. É so tirar uma folha grande de baixo e colocar na terra e ela dara raiz, eu não sabia mais ai como ela é uma planta suculenta tentei e depois de umas 2 semanas esta saindo raiz da minha folha.

    ResponderExcluir
  15. Cléa, manda uma foto para meu zap 987326095 comprei uma kalanchoe recentemente de fato são lindas.

    ResponderExcluir