flores da primavera

flores da primavera

domingo, 18 de agosto de 2013

Como Cultivar a Flor da Fortuna


Kalanchoe ou Flor da Fortuna


Nome científico: Kalanchöe blossfeldiana

Família: Crassuláceas

Origem: África e Madagascar

Características: Planta suculenta, também conhecida como "gordinha" em virtude de suas folhas carnudas. Planta rústica que produz abundante floração, com as pequenas flores agrupadas em buquês, nas cores rosa, laranja, amarela e vermelha, dependendo da variedade. Ideal para formar maciços e bordaduras nos jardins, mas também dá ótimos resultados em vasos e floreiras. É uma planta que precisa de muita luminosidade. Quando adulta, alcança até 30 cm de altura.

Época de floração: entre o final do outono e início da primavera.

Reprodução: Para obter novas plantas a partir de um vaso de kalanchoe, é só usar os brotos que surgem nas bordas das folhas adultas.

Solo: O ideal é o solo solto, poroso, drenado e rico em matéria orgânica. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.

Cultivo: O clima adequado para o cultivo é o quente e úmido. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas no inverno devem ser espaçadas, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes. Para que o kalanchoe cresça forte e produza folhas com um leve tom avermelhado, devemos tentar reproduzir as condições de seu ambiente de origem, ou seja, colocar o vaso onde possa receber sol e vento.

Adubação: Para estimular a floração, recomenda-se uma adubação anual com farinha de osso, torta de mamona e um fertilizante de fórmula NPK, com porcentagem maior em P (fósforo), todos podem ser encontrados em lojas de produtos para jardinagem e gardens centers.

Podas: A planta não exige podas complicadas, mas para manter o visual decorativo, retire as hastes à medida que as flores vão murchando.

Cuidados: É uma planta razoavelmente rústica e se as suas necessidades básicas forem atendidas, dificilmente surgirão problemas como ataque de pragas ou doenças.

Dicas: Mesmo não estando florido, o kalanchoe é de grande valor ornamental, pois não suas folhas permanecem bonitas durante todo o ano e, recebendo boas doses de luz solar direta, adquirem um tom avermelhado, criando um efeito interessante em jardins ou floreiras.

Obs.: Plantas suculentas são aquelas que armazenam água em suas hastes ou folhas. O formato das folhas dessas plantas variam bastante: existem suculentas com folhas grossas e carnudas (ex: Cotyledon undulata e Crassula arborescens) e também as de folhas finas estreitas, como as da Euphorbia milli, popularmente conhecida como coroa-de-cristo.

Lenda da Flor-da-Fortuna

Há muitos anos atrás, perto da Índia, havia uma garota chamada Shankara que morava com os seus pais, num sítio, onde guardavam moedas de ouro espalhadas, dentro dos vasos e dos objetos de decoração da casa.
Um certo dia, os pais da menina estavam trabalhando na roça. Quando ladrões, ao saberem da estória do tesouro, invadiram as terras e mataram o casal. Shankara viu tudo pela janela e rezou para que não fosse morta. Então um anjo surgiu e escondeu a menina dentro do lustre do teto. Depois a criatura angelical transformou as moedas de ouro em uma planta exótica. Após alguns segundos os bandidos entraram na residência e reviraram o local em busca do tal tesouro. Mas depois de muitas horas, os marginais saíram frustrados de mãos abanando.
Desta maneira o anjo apareceu, novamente, tirou a criança do esconderijo e disse-lhe:
- Você nunca será roubada, pois quando um bandido aproximar-se de você, as moedas de ouro se transformarão numa planta chamada Flor-da-Fortuna.
A partir daquele momento Shankara viveu em oração sempre fazendo caridade aos mais pobres. O tempo passou, esta jovem envelheceu, faleceu e foi enterrada num cemitério. Alguns dias depois uma planta, com flores perfumadas, começou a nascer de dentro do seu caixão e foi batizada de Flor-da-Fortuna.
Reza a lenda que a casa de Shankara ainda existe e que as flores, de dentro de sua residência, viram moedas de ouro depois da meia-noite.
Simpatias Para Fazer Com a Flor-da-Fortuna:
A planta Flor-da-Fortuna possui muitas simpatias, leremos algumas abaixo:
- Para Ganhar Mais Dinheiro:
Compre um vaso de Planta-da-Fortuna com as flores amarelas e coloque em cima do local onde você guarda dinheiro. Então coloque moedas dentro do vaso e uma nota de qualquer valor embaixo da mesma jarra.
- Para Casar Com um Marido Rico:
Arranje um vaso de Planta-da-Fortuna com as flores vermelhas. Depois pegue pétalas destas flores coloque dentro de uma peça íntima e amarre com uma nota de dinheiro.


Um comentário: